Hypermarcas compra Niasi por R$ 366 mi.

Após muita especulação e alguns desmentidos, a Niasi, uma das maiores fabricantes de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos de capital nacional, foi finalmente vendida. O novo dono da empresa com sede em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, é a Hypermarcas, a maior compradora da temporada, tendo adquirido recentemente a operação brasileira da Revlon, a Brasil Global Cosméticos (dona das marcas NY Looks e Bia Blanc), e o laboratório farmacêutico Farmasa (fabricante do sabonete íntimo Lucretin). Isso sem falar na aquisição dos 50% da Eh! Cosméticos que estavam em poder da empresária Cristiana Arcangeli e da Dorsay-Monange, efetuada no meio de 2007.

Há mais de 75 anos em atividade e uma das mais tradicionais empresas brasileiras, a Niasi é dona da marca de esmaltes Risqué, líder de mercado com uma participação de 41% no segmento. A empresa também é dona de outras marcas tradicionais como Biocolor, forte concorrente no mercado de coloração, Biorene, de shampoos e condicionadores e dos desodorantes Contouré, muito comercailizado na região Nordeste do país. A venda da Niasi era tida pelo mercado como o único caminho para a empresa, cujos controladores, os membros da família Abdo, viviam em conflitos sobre os rumos da empresa. No ano passado, a Niasi teve receita bruta de R$ 246,1 milhões, receita líquida de R$ 217,6 milhões e lucro bruto de 48%, ou R$ 105,3 milhões.

Com a mais recente aquisição, as vendas anuais da divisão de beleza e higiene pessoal da Hypermarcas deve se situar em torno de R$ 650 milhões. A Hypermarcas espera cria oportunidades de sinergia nas áreas de promoção e vendas e ganhar acesso a um mercado estratégico para a indústria de cosméticos, os salões de beleza, nos quais a Niasi mantém
forte atuação. Os produtos da Niasi são altamente complementares ao nosso portifólio atual na área de cosméticos. A Hypermarcas já havia consolidado sua liderança no mercado de OTC (a Hypermarcas é a maior empresa brasileira de medicamentos OTC e, com esse passo, conquistamos a posição de líder nacional também no segmento beleza e
higiene pessoal em auto-serviço, diz Claudio Bergamo, CEO da Hypermarcas.

As aquisições confirmam nosso comprometimento com a estratégia já anunciada durante nosso processo de abertura de capital, de consolidar o mercado de bens de consumo brasileiro, comprando marcas fortes e tradicionais para revitalizá-las com investimentos em marketing,
complementa Bergamo.

A Hypermarcas pagará um valor total R$ 366 milhões por 100% da Niasi, sendo R$ 233 milões à vista, cerca de R$40 milhões em dívidas já existentes e R$93 milhões a serem pagos em até 5 anos e que servirão como garantia aos compromissos assumidos pelos vendedores. A transação gerará para a Hypermarcas um ágio adicional de cerca de R$ 365 milhões, o que representa um benefício a valor presente entre R$ 80 e 90 milhões.

}

Comentários ()

Blogs

Tags