A onda de crescimento da recuperação impulsiona a beleza na China Por: Kelly Tang e Shirley Lu - Euromonitor Internacional

A onda de crescimento da recuperação impulsiona a beleza na China Por: Kelly Tang e Shirley Lu  - Euromonitor Internacional

Após o impacto negativo do isolamento domiciliar e das medidas rígidas de bloqueio na China, a beleza e os cuidados pessoais tiveram um aumento no crescimento das vendas, impulsionado pela demanda por uma melhor saúde da pele, produtos que melhoram o bem-estar pessoal, o aumento da beleza chinesa e o impulso inelutável de e-commerce e novas experiências de varejo.

De acordo com a pesquisa mais recente da Euromonitor International, as vendas de beleza e cuidados pessoais na China atingiram CNY 573 bilhões em 2021, um aumento de 10% em relação ao ano anterior. Cosméticos e fragrâncias coloridas viu um crescimento particularmente impressionante na parte de trás da recuperação mais ampla, com um aumento notável na troca de consumidores. Isso teve um impacto resultante nas vendas premium e atualizações de produtos - uma reação clara à pandemia, com as pessoas querendo se tratar e desfrutar de algum glamour, após incerteza prolongada e compromisso austero.

Fonte: Euromonitor International Passport Data

Os consumidores se concentram na saúde da pele, eficácia e bem-estar holístico

Após um ano de medos de saúde em 2020, os consumidores foram rápidos em sublimar suas preocupações em produtos que oferecem uma maior sensação de bem-estar pessoal. A saúde da pele, em particular, é o foco principal; as vendas de cuidados com a pele dermocosméticos aumentaram 19% em 2021, com um aumento na demanda por soluções voltadas para peles sensíveis e máscaras. O bem-estar holístico continuará sendo uma tendência importante – a pandemia colocou isso em foco, e a mensagem de que o bem-estar físico é parte integrante da saúde mental e da felicidade pessoal está se tornando firmemente arraigada.

Outras categorias de beleza ecoam isso. Os cuidados com o sol fizeram os consumidores gravitarem para produtos com recursos mais diversos e sofisticados, como proteção contraluz azul e proteção contra neblina. Em comparação, as marcas de cuidados com os cabelos viram a ênfase mudar para a saúde do couro cabeludo e as preocupações com a perda de cabelo, enquanto os cuidados bucais acentuaram as promessas de saúde das gengivas e até mesmo da saúde digestiva, como o tratamento com Helicobacter pylori.

Fonte: Euromonitor International Passport Data

A ascensão da beleza chinesa

A beleza e os cuidados pessoais na China também estão obtendo ganhos significativos com a ascensão da beleza chinesa. As marcas C-beauty não são mais consideradas um substituto de segunda ou terceira escolha para marcas internacionais estabelecidas; eles estão conquistando os consumidores com alta qualidade, preços acessíveis e visão de mercado que entende e atende especificamente às preferências dos consumidores chineses. Por exemplo, a marca de maquiagem nacional Florasis conquistou consumidores jovens ouvindo-os e incorporando seus comentários em atualizações de produtos. A marca tem mais de 200.000 usuários como “cocriadores de beleza”, que postam seus comentários nas mídias sociais após receber amostras da Florasis durante o desenvolvimento de novos produtos.

Estratégias de base atentas como esta são uma das razões pelas quais as marcas domésticas representam uma ameaça crescente para as principais marcas multinacionais. Marcas nacionais agora lideram em algumas categorias - Winona em cuidados com a pele dermocosméticos, Florasis e Perfect Diary em cosméticos coloridos, Meifubao em cuidados com o sol. A beleza chinesa é uma das principais tendências por trás do crescimento em 2021 e 2022, e pode-se esperar que essas marcas ganhem em estatura e sustentem novos ganhos de alto valor no futuro.

Ascensão do e-commerce e novas experiências de varejo

Com as restrições levantadas, lojas de departamento, supermercados e hipermercados e canais de saúde e beleza tiveram recuperação das vendas em 2021. No entanto, acelerado pela pandemia, o aumento dramático do comércio eletrônico parece continuar a ser uma influência dominante no varejo.

A China não é exceção a essa tendência global. Os espaços físicos de varejo precisam oferecer algo diferente – uma experiência que motive os consumidores a comparecer pessoalmente. Novas lojas especializadas em beleza, como a Harmay, estão ganhando força oferecendo uma ampla gama de marcas e apoiando-as com estratégias de venda de amostras para testes, enquanto aproveitam ativamente as mídias sociais para gerar buzz. Da mesma forma, muitas marcas estão fazendo parcerias com plataformas de comércio eletrônico para lançar produtos online exclusivos. Por exemplo, a marca nacional líder Winona participou com a Tmall Black Box para lançar seu novo soro para peles sensíveis, repetindo o feedback dos consumidores online. Espera-se que o comércio eletrônico continue sendo o principal canal de varejo e motor de crescimento na beleza da China, e a indústria está adotando essa rápida transformação omnicanal.

Crescimento futuro

O ressurgimento do COVID-19 no primeiro semestre de 2022 tem implicações claras para o varejo em geral, e beleza e cuidados pessoais não são exceção. O desenvolvimento do surto de Omnicron, que se espalhou para muitas regiões da China, é um obstáculo ao crescimento após as rígidas restrições de isolamento domiciliar e o fechamento temporário de lojas de varejo. No entanto, pode-se esperar que as tendências descritas aqui sejam resilientes. Os consumidores e a sociedade chinesa estão se acostumando com o vírus; a gravidade de seu impacto no varejo pode ser menos pronunciada do que em 2020, enquanto a rápida evolução do comércio eletrônico e a digitalização do varejo lideram novas oportunidades de crescimento.

Para mais informações, consulte o relatório completo sobre Beleza e Cuidados Pessoais na China.Fonte Euromonitor

Link: https://www.euromonitor.com/article/recovery-growth-surge-drives-beauty-in-china

 

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