Clássicos da Perfumaria - Flowerbomb, Viktor&Rolf : Bomba de rosas

Clássicos da Perfumaria - Flowerbomb, Viktor&Rolf : Bomba de rosas
Flowerbomb, lançado em 2005, é um sonho que virou realidade para os fashionistas Viktor e Rolf, e um perfume que é uma explosão de feminilidade


“Sempre sonhamos em criar perfumes e sempre acreditamos no poder do aroma. Fizemos um desejo e nunca desistimos de sonhar. Em 2005, o nosso sonho se tornou realidade, nascia o nosso Flowerbomb”, revivem Viktor Horsting e Rolf Snoeren, fashionistas da maison holandesa Viktor&Rolf. Lançado pela L’Oréal, o perfume é um gourmand icônico, que tem uma profusão de flores como uma arma para bombardear o mundo com beleza e fantasia, e para transformar o negativo em positivo.

Viktor e Rolf tinham o desejo de criar algo diferente, que iria se destacar no mercado. O nome Flowerbomb é sobre opostos que se atraem. Opostos que criam algo novo, quando unidos de uma forma inesperada. É uma fragrância que estava à frente de seu tempo, moderno e precursor. Um perfume ultra-feminino, floral, ousado e explosivo.

Carlos Benaim, Domitille Bertier e Olivier Polge – da casa de fragrância americana IFF – são os perfumistas e demoraram três anos para criar a fragrância final. Nas notas de cabeça estão acorde de chá, óleo de bergamota e acorde de frésia. As notas médias são de absoluto de jasmim, e acordes de peônia, orquídea catleia e rosa centifólia. Por fim, acorde de âmbar, cashmeran e óleo de patchouli fazem parte das notas do fundo. A saída espumante da bergamota proporciona uma sensação de frescor. O chá e a frésia deixam um aroma intimista e delicado. Iluminado por este topo espontâneo vem a “explosão” de flores, que revela uma feminilidade radiante e sofisticada. “Queríamos que esta profusão de flores fosse não apenas olfativa, mas também um prazer gustativo para todos os sentidos”, explica Carlos.

Para o trio de perfumistas, o frasco de Flowerbomb é uma arma luxuosa de sedução e de amor. O vidro brilhante da granada de diamante transforma um símbolo negativo em um símbolo de positividade, de beleza e de luxo. A embalagem é tratada com o selo preto de cera de assinatura de Viktor&Rolf e a fita Flowerbomb.

Uma aventura criativa
Trata-se de um perfume icônico devido à perfeita combinação entre dois ângulos diferentes: por um lado, é o primeiro perfume criado por Viktor&Rolf e a expressão plena do glamour conceitual dos estilistas. “Por outro, o nome escolhido: uma arma de sedução que tem o poder de transformar o negativo em positivo”, emenda Domitille. “Flowerbomb é uma fragrância de vanguarda para o seu período, e continua moderna e precursora ainda hoje, com uma tendência subjacente que durará por muito tempo. É uma explosão de flores com um toque de fantasia gourmand”, completa Olivier.

O perfume foi uma grande aventura criativa entre Viktor e Rolf entre si, e o trio de perfumistas. A colaboração e o intercâmbio entre Paris e Nova Iorque, entre homens e mulheres. Era tudo sobre o compartilhamento de suas as próprias experiências, técnicas e influências. Todos os envolvidos na criação de Flowerbomb acreditam que eles se complementavam entre si, e sua cumplicidade foi decisiva para o resultado final. “Mais do que uma fragrância, Flowerbomb é considerada uma peça de arte. O mix completo foi criado de forma perfeita: um efeito surpreendente com uma embalagem e um frasco inesperados, a boa qualidade dos ingredientes e um novo rastro viciante. Ano após ano, Flowerbomb continua inspirando e dando poder às mulheres no mundo inteiro”, observa Carlos.

Tanara Justa, gerente regional no desenvolvimento de Fine Fragrance da IFF para a América Latina, explica que esta fragrância despontou com sucesso no mercado francês, mas também conquistou o mercado americano com a nota gourmand. “Aliás, a tendência gourmand acabou se consolidando na Inglaterra e veio para o Brasil com toda a força. Hoje em dia, é um olfativo muito representativo e traz uma sensorialidade extremamente desejada pela consumidora brasileira. O grande diferencial do Flowerbomb está justamente na construção do bouquet floral envelopado por notas cremosas e aditivas. Na saída, você percebe um frescor que contrasta com essa opulência e traz um equilíbrio perfeito que transmite exuberância com muita sofisticação”, finaliza.
}

Comentários ()

Notícias relacionadas

Blogs

Tags