Clássicos da perfumaria - Humor 1 Natura: Bom humor e alegria

Clássicos da perfumaria - Humor 1 Natura: Bom humor e alegria
Humor 1 foi o primeiro floral frutal da Natura. Ainda hoje é um dos perfumes mais vendidos da marca e do mercado


Criado em 2006 pelo perfumista Adilson Rato (na época em que trabalhava para a casa de fragrância alemã Symrise), Humor 1 entrou para a história da Natura e da perfumaria nacional. O perfume foi o primeiro floral frutado no portfólio da marca de venda direta e sua criação quebrou paradigmas dentro da empresa, especialmente porque naquele momento a empresa vinha de uma fase de criações bastante ligados a elementos da natureza, com embalagens em tons de ocre e terra. De certa forma, Humor 1 foi a antítese desse movimento, ao deixar a temática da natureza de lado e a apostar na alegria das relações interpessoais, no bom humor e em cores.
A fragrância possui um complexo frutado cítrico borbulhante com leve toque verde, associado a um acorde floral radiante e ao fundo amadeirado. No mapa da Natura, ele é considerado um Frutal Sensual Pera.
Mônica Pinotti, gerente Núcleo Olfativo e Felipe Adan, gerente de Marca na empresa de venda direta, explicam: “A proposta era que a fragrância trouxesse todas as cores do bom humor, e as frutas são ingredientes na perfumaria que trazem cor e alegria. Antes de chegar a esta combinação, passamos por muitas frutas, mais vermelhas e óbvias, as amarelas e cremosas também... Neste projeto, a Natura tinha o desejo de estrear com uma nova forma de criar perfumes. A adição de um acorde de ingredientes e óleos essenciais desenvolvidos por nós, criando dessa forma um acorde olfativo único.”
O resultado foi o contraste inusitado de um frutal colorido com a madeira especiada. Humor 1 fez um contraponto aos estereótipos de beleza típicos da categoria. É uma marca que continua contemporânea, com alma jovem e um discurso libertador.
Nome digno
Humor 1 não recebeu esse nome à toa. É destinado pra quem tem uma postura firme na vida. Para quem consegue dar a volta por cima, não se levar tão a sério, quem consegue rir de si mesmo e aceitar suas imperfeições. “Humor 1 é expressar humor nas suas ações, nas suas palavras, nas relações”, é o que afirmam Felipe e Mônica.

A Natura buscava criar uma fragrância que misturasse amor com humor. Que tivesse leveza pra fazer sorrir e provocar bom humor nas pessoas. Buscava uma ruptura com seu lado mais natureza. “A proposta era trabalhar com fragrâncias sem detalhar explicitamente o sexo ‘feminino e masculino’”, afirma Vanessa Barbosa, avaliadora da Symrise que participou do projeto de criação da fragrância.

O perfume foi pioneiro em trazer a nota pera em sua composição, uma nota frutada, suculenta e ao mesmo tempo super fresca, que tem tudo a ver com o DNA olfativo da empresa. “A fragrância pode sim ser considerada um novo clássico por trazer uma nota até então inédita no mercado”, considera Vanessa. Em seu corpo, se encontra o jasmin, a flor de macadâmia, o ciclamen, o lírio do vale, além de óleos essenciais exclusivos da Natura. Suas notas de fundo são: sândalo, musk, cedro, patchoulli e o âmbar. O projeto da fragrância, de acordo com a avaliadora da Symrise, teve muitos ensaios e demorou alguns meses para ser finalizado.

Ao longo de dez anos, a marca Humor já teve cerca de uma dezena de versões. E Humor1, ao lado de seu par original, o masculino Humor2, segue firme como campeã de vendas. “Foi uma grande honra e orgulho para nós sermos a casa de perfumaria responsável pela criação desta marca tão icônica no mercado brasileiro e tão importante para a Natura”, pontua Vanessa, da Symrise.

Humor 1 comemora dez anos de sucesso e é um dos perfumes mais vendidos do Brasil e se tornou referência para a perfumaria brasileira, sendo bastante copiado pelas empresas locais.

}

Comentários ()

Notícias relacionadas

Blogs

Tags