Clássicos da perfumaria - Instinto Sport, Ésika: Raízes latinas

Concebido para o homem latino, Instinto Sport é líder de vendas de fragrâncias masculinas da Belcorp na América do Sul. Virilidade e sensualidade são esbanjadas nesta fragrância


Ao ver Antonio Banderas na tela do cinema esbanjando virilidade e sedução, a metáfora do homem latino se faz. “Caliente” por definição, esta concepção que povoa o imaginário coletivo existe há décadas e desenvolve nossa compreensão do homem latino-americano como símbolo de sensualidade. Como sedução e virilidade perpassam todos os sentidos, um perfume que traduzisse todo esse sex appeal latino só poderia ser sucesso e tornar-se clássico ao sul da América.

Lançado em 1999, a proposta de Instinto Sport é de trazer um conceito desafiador que convida os homens a viver intensamente. Sua fragrância fresca e facetada inspira esse homem a buscar desafios e a querer sempre se superar. Clito Hoedicke, perfumista da Symrise responsável pela criação da fragrância, a define como “uma fragrância fresca, viril,esportiva e com grande dinamismo”.

A fragrância é um fougère fresco amadeirado, com grande complexidade e muitas facetas. Combina o toque cítrico de limão, bergamota e tangerina com notas de lavanda, sálvia, zimbro e ervas frescas, como: manjericão e sementes de coentro. O fundo é composto por musgo, cedro, vetiver, patchouli, sândalo, e muito musk, o que confere à fragrância um lasting duradouro.

    Instinto Sport tinha tudo para ser da Belcorp. A companhia que surgiu em 1968 possui os dois pés e muitos braços na América do Sul. Nascida em Lima, Peru, como uma distribuidora de cosméticos de marcas internacionais, após a criação de uma marca própria, a empresa percorreu uma trajetória de expansão acelerada e hoje é líder em 11 dos 16 países onde atua, sendo seu principal centro de desenvolvimento e produção na Colômbia.
   
“El perfumístico trama”
Sua criação pensada exclusivamente no homem latino é o que faz de Instinto Sport um perfume ímpar. “A fragrância foi criada em 1997 quando eu trabalhava em Bogotá, na Colômbia. Naquele momento, a Belcorp operava principalmente no Pacto Andino e Chile, então definitivamente se pensava no homem latino durante todo o desenvolvimento desse projeto”, conta o perfumista Clito Hoedicke.

Sucesso de vendas na Colômbia onde é conhecido como Kalos Sport e em outros países andinos nos quais possui o nome de Winner Sport, o perfume ocupa o primeiro lugar em vendas de fragrâncias masculinas da Ésika – marca da Belcorp responsável por Instinto Sport.

Para Patricia Alvarez Padilla, gerente de Perfumaria Fina para América Latina da Symrise, o sucesso se explica pela percepção de Clito Hoedicke do que quer o homem latino em um perfume. “Eles gostam de fragrância viris, masculinas e que os inspirem a enfrentar os desafios da vida. Além disso, gostam de fragrâncias sensuais, que os tornem inesquecíveis para as mulheres.”

A sofisticada embalagem corrobora com o conceito sensual e viril do perfume e foi um marco para a companhia peruana. “Fizemos várias sessões de avaliação, e, se bem me lembro, foi o primeiro desenvolvimento da Belcorp em um frasco azul, o que combinou perfeitamente com a fragrância desenvolvida”, relembra o perfumista. O design de embalagem possui ainda uma almofada metálica e um botão que transmite masculinidade e força. 

Com o slogan publicitário “só para os que se atrevem”, a criação de Instinto Sport foi por si só um “atrevimento” em virtude de sua aposta bem-sucedida em um mercado segmentado e específico. E já são 15 anos traduzindo o espírito sedutor do homem latino pelas bandas de cá.
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