Com apoio da Wheaton, Instituto Grupo Boticário inaugura Museu do Perfume no Catavento Cultural, em São Paulo

Com apoio da Wheaton, Instituto Grupo Boticário inaugura Museu do Perfume no Catavento Cultural, em São Paulo
No início de outubro, o Instituto Grupo Boticário inaugurou a exposição O Mundo do Perfume, dentro do Museu Catavento, na zona cerealista da capital paulista. A inciativa, realizada em parceria com a fabricante de vidros Wheaton Brasil, resgata a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos do homem e exibe a história do vidro e sua importância para as embalagens.

A instalação está repleta de recursos digitais e através dela o visitante fará uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. ?É um grande orgulho proporcionar aos visitantes do Museu Catavento uma viagem no universo da perfumaria e do olfato, com experiências sensoriais inovadoras, não apenas para disseminar a cultura, como também para valorizar as pessoas e seus repertórios?, afirma Miguel Krigsner, fundador de O Boticário e presidente do Conselho de Administração do Grupo Boticário.

Com 100m², a exposição começa com uma viagem pelas origens da manipulação de essências realizadas pelos povos da antiguidade; percorre as transformações culturais dos séculos XX e XXI e sua relação com a perfumaria. Além disso, um perfumista virtual conduzirá o visitante por uma experiência interativa pelo seu laboratório, onde será demonstrado como acontece a extração e composição de um perfume.
Todo o ambiente estimula a sensibilidade do visitante que de modo visual, olfativo e tátil poderá descobrir quais ingredientes compõem cada perfume, além de aprender sobre as famílias olfativas e o cruzamento entre elas.


Na área patrocinada pela Wheaton será possível aprender sobre a fabricação das embalagens de vidro, a história desta prática milenar e a relevância como material para o preservar memórias, perfumes e o meio ambiente. Além disso, os visitantes poderão conhecer alguns frascos da extensa Coleção do Acervo Wheaton.

Sala do Olfato
Já conhecida do público do museu, a sala do olfato foi totalmente reformulada e os seus 70m² foram subdivididos em duas partes. A primeira aborda a biologia do olfato e suas curiosidades por meio de sua principal ferramenta: o nariz. Na outra parte da sala o visitante aprenderá o que é a memória olfativa e poderá testá-la através de projeções e dos dispersores dispostos na sala. As cenas conciliam imagens, texturas e elementos do nosso dia-a-dia, partindo da primeira perfumista que existiu: a natureza.

Museu do Perfume no Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n - Pq Dom Pedro II, Brás , São Paulo / SP 03003-060
Arcadas subterrâneas - Entrada pelo jardim interno (O Mundo do Perfume) e Seção Vida (Sala do Olfato)
Horário: das 9h00 às 17h00
Mais informações: www.cataventocultural.org.br

}

Comentários ()

Blogs

Tags