Criando uma nova força

Criando uma nova força
Emparelhadas entre o poder das grandes redes e o avanço das redes associativistas, as pequenas e médias redes de farmácias e drogarias tem enfrentado grandes desafios. De olho em criar condições mais favoráveis e apoiar a evolução desse grupo de varejistas, que a DPV Nice, apresentou em conjunto com a ABCFarma – a associação que cuida dos interesses do varejo farmacêutico independente no País – o Nudrifarma – Núcleo de Desenvolvimento de Redes Independentes.

A iniciativa foi lançada oficialmente durante a oitava edição do Pharmanager, fórum que reúne dirigentes da indústria e do varejo farmacêutico para debater questões relacionadas a gestão e ao desenvolvimento do canal. Mesmo em um ano difícil, o evento reuniu em São Paulo, no final de junho, 1600 executivos do mercado, superando a expectativa original de 1200 presentes.

“O Nudrifarma representa o ajuntamento das redes de farmácias locais e regionais, uma parcela grande do mercado brasileiro que atua hoje sem assistência e apoio da indústria e de relações institucionais do governo”, explica Nilson Ribeiro, diretor da DPV Nice. Esse grupo de redes locais e regionais, além das farmácias estruturadas, que somam cerca de 300 empresas,  representam hoje o novo foco do evento.

A adesão dos varejistas ao núcleo foi muito superior as expectativas iniciais, que era o de contar com a adesão de seis redes de drogarias. Só no período da feira, 15 empresas, com mais de dez lojas cada, fizeram sua adesão ao projeto. “Ultrapassamos todas as expectativas que o próprio mercado tinha em relação a experiências introduzidas no passado e que não atingiram esse numero de participantes”, comemora o diretor da DPV Nice, que diz que o bloco já reúne mais de 300 pontos de venda.
Também durante o Pharmanager, foi apresentada ao mercado o Pharm.U, uma nova plataforma de treinamento para balconistas e gestores que oferece conteúdo de forma lúdica e que também atraiu muita atenção do mercado.

Outra iniciativa focada no desenvolvimento do mercado das pequenas e médias redes foi o lançamento da revista Pharmanager+PDV (editada pela Cusman, que também edita o CosméticaNews), que será um instrumento de formação e treinamento para os gestores de farmácias com conteúdo altamente relevante e dedicado aos gestores desses varejistas. “A avaliação  geral é a de que esta foi a edição do evento que trouxe o melhor conteúdo de todas as edições, focado nas redes locais e regionais que vai contribuir muito para a evolução dos negócios desses empresários”, conclui Nilson.

}

Comentários ()

Blogs

Tags