Deputado Walter Ihoshi propõe desoneração tributária para repelentes

Deputado Walter Ihoshi propõe desoneração tributária para repelentes
Ex-empresário do setor de higiene e beleza, o Deputado Federal Walter Ihoshi (PSD-SP) propôs a desoneração tributária para os produtos repelentes. Nesta semana, o líder do seu partido na Câmara, Rogério Rosso (PSD-DF), apresentou a proposta aos ministros da Fazenda, Nelson Barbosa, e da Casa Civil, Jaques Wagner. Segundo reportagem do jornal Estado de S. Paulo na última terça-feira, dia 2 de fevereiro, os ministros sinalizaram de modo positivo a possibilidade de reformulação tributária para que os preços dos repelentes se tornem mais acessíveis em todo o território nacional. Para Walter Ihoshi, essa seria uma ação primordial na prevenção da dengue e do zika vírus. As duas doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Jaques Wagner, da Casa Civil, declarou que iria, pessoalmente, solicitar aos governadores que adotem uma nova tributação estadual para os repelentes

Walter Ihoshi, que é líder da Frente Parlamentar Mista para a Desoneração de Medicamentos, compreende que é necessário um grande trabalho de conscientização da população para o enfrentamento do Aedes aegypti. Mas, também, essencial que governo federal e os Estados adotem iniciativas que facilitem o acesso a produtos preventivos, como são os repelentes. “O governo federal poderia retirar o PIS e Cofins dos repelentes. Medida semelhante já ocorreu com os produtos da cesta básica. Enquanto isso, Estados poderiam praticar alíquotas menores do ICMS”, opinou Ihoshi.
}

Comentários ()

Blogs

Tags