E o Oscar vai para...

Foto: o presidente da Hypermarcas, "Profissional do Ano" do Prêmio Atualidade Cosmética em 2013. Só os melhores.

22ª edição do Prêmio Atualidade Cosmética premia lançamentos do mercado de beleza e de perfumaria latino-americano e incentiva toda a cadeia à excelência em inovação e criatividade


A grande noite está chegando! Há 22 anos, o Prêmio Atualidade Cosmética reconhece o trabalho da indústria de beleza e higiene pessoal, premiando os melhores lançamentos do mercado, profissionais e empresas. Em uma noite única, diretores, gerentes e profissionais gabaritados do setor reúnem-se para a celebração do “Oscar” da Beleza e da Perfumaria na América Latina.

Pelo segundo ano consecutivo, o PAC, que acontece no dia 4 de novembro, será no Teatro Bradesco – uma das mais modernas casa de espetáculo do Brasi, dentro do Bourbon Shopping, um dos centros comerciais mais sofisticados da cidade de São Paulo – e contará com importantes nomes do terceiro maior mercado consumidor do mundo.

A premiação engloba as categorias Tratamento facial e corporal; Skin Care – Distribuição seletiva; Linha/Coleção de maquiagem; Inovação em produto de maquiagem; Maquiagem – Distribuição seletiva; Infantil / Kids; Banho e higiene; Higiene/Beleza masculina; Perfumaria latino-americana feminina; e Perfumaria latino-americana masculina. Além do Troféu Aparício Basilio da Silva e das categorias Profissional e Empresa do Ano e Empresa Revelação.

Após processo de avaliação que aconteceu na segunda semana de setembro, nas faculdades Osvaldo Cruz, no qual jurados analisaram características dos produtos concorrentes como a formulação, o toque e o sensorial, a harmonização no lançamento de uma linha cosmética, fragrâncias, originalidade, funcionalidade e beleza das embalagens, a lista completa com os finalistas foi divulgada. “Contamos com um grupo de jurados dedicados a cada categoria, sempre dando sequência ao trabalho iniciado no ano passado, em que ‘inovação’ e ‘criatividade’ são os focos principais durante este Processo de Avaliação”, explica Jenifer Vieira, coordenadora do Prêmio Atualidade Cosmética.

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A relação completa de finalistas do 22º Prêmio Atualidade Cosmética

No que diz respeito às avaliações, a novidade deste ano veio para os itens que concorrem na categoria Linha/Produto de Higiene e Beleza Capilar, uma vez que foram submetidos a Teste de Eficácia, realizado em laboratório, além da habitual análise de textura, apresentação, fragrância e design. A mudança corrobora com a proposta do Prêmio de evoluir ano a ano. “A importância do Prêmio para o mercado cosmético está ligada, também, à evolução nas avaliações por parte dos especialistas”, afirma Silvia Mussolini, química e jurada da premiação há quase dez anos.

Movimento no mercado
Desde o ano passado, “inovação” passou a ser um dos principais quesitos na seleção dos vencedores das categorias de produtos – um caminho um pouco diferente do trilhado em anos anteriores, em que o foco esteve mais no conceito e no conjunto da apresentação dos itens inscritos – e tem movimentado o mercado em busca desse diferencial. “O prêmio valoriza as empresas e todos os profissionais envolvidos. As empresas passam a buscar mais inovação e qualidade, uma vez que há um comitê julgando os melhores produtos da atualidade. O mercado se aquece e se mune de produtos da mais alta qualidade, pois as empresas precisam se manter competitivas”, corrobora Nicolle Rauen, gerente de Marketing e Produto da Racco.

A movimentação ocorre também geograficamente. Nesta edição, além de empresas de São Paulo, há produtos de empresas do Rio de Janeiro, como: Yenzah, L’Oréal e Dermage; do Espírito Santo: Biotropic e ADCOS; do Paraná: Racco e O Boticário; e mesmo do exterior, com a marca L’Bel da Belcorp – empresa peruana, com pólo de desenvolvimento de produtos na Colômbia. 

Isso, sem contar a credibilidade que tem um produto colocado lado a lado com os melhores do mercado, o que gera rendimentos comerciais positivos para as empresas. Além do reconhecimento que traz gratificação – como afirmou Flávia Montebeller Alves, gerente Executiva de Marketing da Payot Cosméticos. “Ser finalista do PAC é prova de que o trabalho de toda uma equipe está sendo reconhecido.” Estar nessa lista é ter a possibilidade de usar a indicação para gerar bons negócios.

Reflexo nos negócios
“O mercado consumidor agora está aprendendo o que é o Prêmio Atualidade Cosmética e isso começa a ter um reflexo na percepção do consumidor em relação à marca premiada e aos produtos. O consumidor percebe um produto premiado como um produto de maior qualidade do que os concorrentes e a tendência é que isso se reflita nos números de venda”, exemplifica Nicolle Rauen, da Racco.

Nesse sentido, Cida Martins, gerente de Produtos da Payot afirma: “Ser indicado, auxilia na credibilidade da marca e dos produtos. Na hora da venda, falar que o produto oferecido é finalista do Prêmio da Atualidade Cosmética faz toda a diferença. É uma prova de modernidade, qualidade e competitividade.” E Rodrigo Goecks, diretor geral da Yenzah, concorda: “O prêmio gera exposição, aumentando a visibilidade. Isso ajuda na construção da marca e transfere credibilidade para o nosso trabalho. Melhora o valor percebido da marca na hora de negociar com clientes e fornecedores.”

Sendo assim, mesmo antes do “final”, com a coroação oficial dos melhores entre os melhores, as empresas finalistas comemoram a indicação. Afinal, como bem apontou Cida Martins, “ser finalista é também uma referência de que estamos entre os melhores produtos do mercado.” E representando cada produto finalista estarão presentes na noite do “Oscar” da Beleza e Perfumaria da América Latina as empresas com suas equipes responsáveis pelo desenvolvimento de cada produto para torcer e, quiçá, levar o troféu para casa.

Por fim, quem ganha, de fato, é o mercado de beleza e perfumaria do Brasil e toda a cadeia envolvida, chegando ao consumidor final que quer qualidade, inovação e performance comprovada; quesitos comprovadamente presentes nos produtos finalistas do PAC 2014.

Mais informações sobre ingressos podem ser obtidas pelo telefone: 11 3392-2584
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