Encontro rosa em expansão

Seminário Mary Kay 2015 contou com mais de 12 mil consultoras inscritas e teve de ser dividido em dois eventos. O foco permaneceu no reconhecimento da força de vendas que impulsiona o crescimento da companhia americana em terras tupiniquins ano a ano 

Entre os dias 18 e 24 de janeiro, a Mary Kay realizou no Transamérica Expo Center, em São Paulo, o maior evento da companhia no Brasil. O seminário anual tem como objetivo motivar, treinar e reconhecer o esforço das consultoras da marca.

Este ano foram mais de 13 mil consultoras inscritas de todo o Brasil que participaram de workshops, reconhecimentos, premiações e apresentação de novidades. Para atendê-las com maior comodidade, o evento aconteceu em duas partes. “Por uma questão de estrutura optamos por dividir o seminário em duas partes, com em torno de 6500 pessoas em cada parte, o que foi bastante benéfico para o bem-estar das consultoras”, explica Luciana Guidi, gerente de comunicação da Mary Kay. Para o ano que vem a previsão é de que seja feito em três partes já que mais vagas serão abertas e espera-se, pelo menos, 18 mil consultoras.

Sob a temática “Descubra o que você Ama” o pátio de exposições dividiu-se em stands interativos de skin care, maquiagem, moda e perfumaria. Uma das novidades deste ano foi a parceria da marca com a estilista Patrícia Bonaldi que desenhou uma bolsa exclusiva para as consultoras e montou looks diferenciados para as executivas de venda. Em área de destaque, as fotos das diretoras nacionais da MK davam o tom de homenagem a cada uma delas. E ainda cenários cinematográficos para tirar fotos contavam os novos destinos de incentivo da empresa para as consultoras.

A campanha institucional foi escolhida no ano passado a partir de uma pesquisa realizada nos então quatro maiores mercados de Mary Kay pelo mundo – EUA, México, Rússia e China –, que destacou um índice alto de Branding Lovers (apaixonados pela marca) entre os clientes Mary Kay. Sendo assim, a proposta é que cada um descubra o que ama em Mary Kay. “Isso foi um começo para investigarmos o que essa marca tem que faz com que as pessoas se apaixonem. E, na verdade, sabemos o que temos: temos produtos com alta tecnologia e qualidade garantida e temos uma carreira, uma oportunidade de negócio para a consultora independente, com ganhos ilimitados, com reconhecimento, com viagens internacionais, com carro cor-de-rosa.”, afirma Luciana.

Apesar de não divulgar dados de crescimento financeiro, sabe-se que a Mary Kay cresceu, e hoje tem no Brasil seu terceiro maior mercado, graças ao esforço de um time de mais de 320 mil consultoras de beleza independentes. Resultado de mais de R$ 270 mi investidos na força de venda, além dos investimentos em comunicação em mídia tradicional, redes sociais e direto com as consultoras.

Para Luciana Guidi, o sucesso do crescimento da empresa em um canal cada vez mais competitivo está na experiência que a MK promove entre consultoras, marca e clientes. Poder experimentar os produtos antes de comprá-los e bom relacionamento são a base da companhia desde sua fundação, em 1963, quando Mary Kay Ash reunia amigas em sua sala de estar para uma verdadeira experiência de beleza.

Social em pauta

Outra novidade apresentada durante o seminário deste ano foi o Instituto Mary Kay que vem para consolidar uma preocupação social que a companhia sempre teve. A companhia americana apoia o Instituto “Se Toque” que trabalha com a educação e prevenção do câncer de mama; relacionado a isso, existe ainda a campanha “Beleza que faz a Diferença”, na qual parte da venda de um produto no ano é revertida para o Instituto. “A criação do Instituto Mary Kay vem para possibilitar nossa atuação social em outras frentes. Não só com educação e prevenção ao câncer de mama, como também com um trabalho de empoderamento da mulher para tirá-la de situações vulneráveis, como a violência doméstica, por exemplo”, exemplifica a dirigente.    
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