A Brasil Pharma, quarto maior grupo do varejo farmacêutico brasileiro, anunciou o nome de Paulo Gualtieri como seu novo presidente, no lugar de José Ricardo Mendes da Silva, que deixa a empresa após um período de forte reestruturação nos processos operacionais e de controle da companhia. Em 2014 a Brasil Pharma fechou com vendas brutas de R$ 3.826 bilhões, com uma alta de aproximadamente 8% em relação ao ano de 2013. O prejuízo no entanto atingiu os R$ 613 milhões ante resultado negativo de R$ 151 milhões em 2013. O release dos resultados apontam para melhoras na performance da empresa no quarto trimestre de 2014 na comparação com o terceiro trimestre, indicando que as medidas tomadas em áreas como prevenção de perdas, gestão do mix e do estoque e redesenho de acordos comerciais, além da integração da gestão de três das quatro operações da empresa (Rosário, Mais Econômica e Sant´Ana) começam a surtir efeito.
Novo foco
Paulo Gualtieri acumula mais de duas décadas de experiência no Grupo Pão de Áçucar, o maior varejista do país. Nesse período ele ocupou diversas posições de diretoria e vice-presidência, especialmente na área comercial. O executivo também é sócio da Eneas Pestana & Associados, empresa de consultoria em varejo criada pelo ex-presidente do Grupo Pão de Áçucar, Eneas Pestana. A consultoria foi contratada pela Brasil Pharma para auxiliar na segunda etapa do processo de reestruturação. O projeto terá uma primeira fase de diagnóstico com duração de aproximadamente dois meses e uma segunda fase de implementação com duração prevista de até 18 meses.
Para este ano, a Brasil Pharma indicou que a prioridade será rentabilizar os seus pontos de venda, com o foco da reestruturação migrando para a operação de varejo de suas lojas. A empresa fechou 2014 com 1.212 pontos de venda, sendo 727 lojas próprias e 485 franquias da bandeira Farmais. No ano, foram abertas 17 lojas e 23 lojas foram fechadas. O ticket médio seguiu estável ao longo dos trimestres. No quarto trimestre, ele foi de R$38,6, um aumento de 8,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Na Farmais, no quarto trimestre, foram abertas 29 novas lojas, porém 30 lojas foram descredenciadas ou fechadas.
Outro foco fundamental para a empresa será a a integração da rede de origem paraense Big Benn, responsável por aproximadamente 50% das vendas da empresa e que mesmo tendo sido adquirida há três anos, permaneceu como uma operação apartada das demais plataformas.
Novo foco
Paulo Gualtieri acumula mais de duas décadas de experiência no Grupo Pão de Áçucar, o maior varejista do país. Nesse período ele ocupou diversas posições de diretoria e vice-presidência, especialmente na área comercial. O executivo também é sócio da Eneas Pestana & Associados, empresa de consultoria em varejo criada pelo ex-presidente do Grupo Pão de Áçucar, Eneas Pestana. A consultoria foi contratada pela Brasil Pharma para auxiliar na segunda etapa do processo de reestruturação. O projeto terá uma primeira fase de diagnóstico com duração de aproximadamente dois meses e uma segunda fase de implementação com duração prevista de até 18 meses.
Para este ano, a Brasil Pharma indicou que a prioridade será rentabilizar os seus pontos de venda, com o foco da reestruturação migrando para a operação de varejo de suas lojas. A empresa fechou 2014 com 1.212 pontos de venda, sendo 727 lojas próprias e 485 franquias da bandeira Farmais. No ano, foram abertas 17 lojas e 23 lojas foram fechadas. O ticket médio seguiu estável ao longo dos trimestres. No quarto trimestre, ele foi de R$38,6, um aumento de 8,1% em relação ao mesmo trimestre do ano passado. Na Farmais, no quarto trimestre, foram abertas 29 novas lojas, porém 30 lojas foram descredenciadas ou fechadas.
Outro foco fundamental para a empresa será a a integração da rede de origem paraense Big Benn, responsável por aproximadamente 50% das vendas da empresa e que mesmo tendo sido adquirida há três anos, permaneceu como uma operação apartada das demais plataformas.