Grandes redes de farmácias faturam mais de R$ 16 bilhões entre janeiro e abril de 2019

Grandes redes de farmácias faturam mais de R$ 16 bilhões entre janeiro e abril de 2019
Venda de não medicamentos cresceu 10,55% no período


As grandes redes do varejo farmacêutico, como Raia, Drogasil, Panvel, Venâncio e Araújo, afiliadas à Abrafarma, movimentaram R$ 16,6 bilhões entre janeiro e abril deste ano, um aumento de 8,89% sobre os quatro primeiros meses de 2018. Os dados foram compilados pela FIA-USP.
 
Os remédios isentos de prescrição médica (MIPs/OTCs) lideraram as vendas e foram os principais responsáveis pelo resultado, sendo que o faturamento foi de R$ 7,32 bilhões para a categoria, o que significou um crescimento de 17,76%. No período, o comércio geral de medicamentos totalizou R$ 11,19 bilhões, índice 8,10% superior ao dos quatro primeiros meses de 2018. Já o segmento de genéricos movimentou R$ 1,86 bilhão, um avanço de 5,46%. Ao todo, foram comercializadas mais de 852 milhões de unidades de produtos.

Os itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência contabilizaram R$ 5,42 bilhões, o que representou um acréscimo de 10,55%. Para a Abrafarma, a retomada do consumo destes produtos nas farmácias pode ser explicado, em parte, pela demanda por crédito do consumidor, que avançou 7,2% no período, segundo dados da BoaVista, pela capilaridade e pelo poder de barganha com a indústria. Mesmo com margens de lucro menores que os medicamentos, esse segmento contribui para valorizar a experiência de compra no ponto de venda e para fidelizar os clientes.

As empresas associadas da Abrafarma detêm um market share de 42% do faturamento do setor e pouco menos de 10% das 78 mil farmácias em operação no país.
 

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