Grupo Boticário é eleita a melhor empresa de bens de consumo pelo Guia Melhores para Trabalhar 2014

O Grupo Boticário foi apontado como o campeão do setor de Bens de Consumo e destaque na categoria Cidadania Empresarial do Guia “As Melhores Empresas para Você Trabalhar”, elaborado em parceria entre a Fundação Instituto de Administração (FIA) e a revista Você S/A. É a quinta vez consecutiva que a empresa aparece na publicação, cuja versão 2014 foi divulgada ontem (8/10). “Esta conquista reflete a dedicação de todos os nossos colaboradores. Temos orgulho da beleza que fazemos juntos”, afirma o presidente do Grupo Boticário Artur Grynbaum.
 
Por meio de metodologia desenvolvida pela FIA, o Guia avalia o clima organizacional das empresas, analisa práticas de gestão de pessoas e ouve colaboradores de todas as empresas que se classificam para a segunda etapa do processo. Este ano, cerca de 400 empresas se inscreveram. Após passarem pela primeira etapa do processo, que inclui a análise das respostas dos colaboradores e do questionário preenchido pela área de Recursos Humanos, 183 se pré-classificaram e receberam visitas dos jornalistas da Você S/A, que ouviram cerca de 20 profissionais por empresa, além dos seus principais líderes de RH.
 
“Cada um dos quase 7.000 colaboradores diretos do Grupo Boticário é responsável pelo sucesso e evolução da organização. É com os colaboradores que compartilhamos os planos e as vitórias. Isso faz com que eles sonhem conosco cada vez mais alto e em busca de maiores desafios. Nada mais justo que a nossa política de Gestão de Pessoas esteja alinhada com o objetivo de sermos uma empresa excelente empregadora, que reconhece o seu quadro humano como responsável pela beleza que construímos juntos.”, diz a diretora executiva de RH e Sustentabilidade do Grupo Boticário, Lia Azevedo. 
 
A progressão ano a ano dos resultados da empresa como excelente empregadora fez com que o Grupo Boticário alcançasse este ano a liderança na categoria Bens de Consumo, na qual concorre. Além disso, as ações de desenvolvimento social em todas as comunidades em que a companhia mantém processos operacionais levou a empresa ao destaque na categoria Cidadania Empresarial. “Isto demonstra o reconhecimento interno em relação às ações que promovemos e que nossas iniciativas relacionadas à comunidade têm encontrado eco na sociedade”, afirma Lia.
 
Parte destas ações é oferecida tanto aos colaboradores quanto à comunidade. Um exemplo é o Programa de Gestantes, voltado para colaboradoras, esposa de colaboradores e mulheres da comunidade de São José dos Pinhais (PR) e Registro (SP). As gestantes se reúnem em 14 encontros, com especialistas. As atividades tratam de temas como alimentação, cuidado com o recém-nascido, vivência familiar, aleitamento materno, vivência de situações práticas da maternidade, entre outros. Desde 1999, já participaram da iniciativa, que é considerada referência para outras empresas e já recebeu o Prêmio Criança da Abrinq, 1,4 mil mulheres. Outro exemplo é o Programa para Pais com Filhos Especiais, que atende a comunidade de São José dos Pinhais (PR) e Registro (SP), além dos colaboradores. Em encontros presenciais coordenados por uma psicóloga, os pais que possuem filhos especiais podem trocar experiências, informações e percepções, tudo para ajudar no processo de desenvolvimento da criança com deficiência.
 
Além destas ações, o Grupo Boticário conta com um Programa de Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde, Programa de Formação Profissional para a Comunidade e apoia projetos de desenvolvimento nas artes, conferências sobre empreendedorismo sustentável, congressos sobre inovação tecnológica e ações sociais transformadoras de resistência às drogas e violência. A empresa mantém ainda espaços e projetos culturais, como Espaço Perfume, Teatro de Bonecos Dr. Botica, Espaço da Farmácia, Espaço Olfato e Estação Natureza.
}

Comentários ()

Blogs

Tags