Natura inaugura plataforma online de colaboração social

A Natura, multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza, acaba de lançar uma nova plataforma online de colaboração social. Batizada de Movimento Natura (www.movimentonatura.com.br), a iniciativa tem como objetivo identificar causas socioambientais relevantes e contribuir para que elas cresçam e sejam levadas a diante por meio da conexão com voluntários que tenham interesse em “doar” seu tempo e, assim, propagar suas habilidades.

“Com os aprendizados conquistados em mais de oito anos do projeto Movimento Natura, que antes era voltado apenas à promoção de iniciativas internas, queremos agora, com o poder de conexão do meio digital, ampliar o público de interação e formar uma rede que conecte agentes de mudança a pessoas que desejam colaborar”, afirma João Paulo Ferreira, vice-presidente de Redes e Sustentabilidade da Natura. “Almejamos, com esse novo projeto, criar uma espécie de comunidade colaborativa, que visa estimular as pessoas a oferecerem suas habilidades e talentos, cocriando, dessa forma, um mundo melhor”, completa o executivo.

O site já conta com 28 iniciativas, incluindo ações promovidas pela própria Natura, que, antes de subirem à plataforma, passaram por um processo interno de curadoria, que avaliou questões como: iniciativas que já estejam em desenvolvimento, que tragam impacto social e/ou ambiental coletivo e que casem com a habilidades da nossa rede.

Um caso já nascido na plataforma digital do Movimento Natura é o da iniciativa Jovens Transformadores, um grupo de jovens dispostos a transformar a realidade abraçando as mais diversas causas sociais. Rafaela Arruda, idealizadora do projeto, o inscreveu no Movimento Natura em busca de novos voluntários, doações e ajuda para estruturar as ações. “Eu nem imaginava que iríamos conseguir tudo o que pedimos e muito mais”, conta.

Nos 90 dias em que a campanha ficou na plataforma, eles conseguiram novos voluntários, ampliaram sua rede de networking e conseguiram mais de 700 peças de roupas para uma campanha de doação para moradores de rua nos bairros da Liberdade e do Brás, no centro de São Paulo. Carla Osaki foi uma das colaboradoras. “Sou bastante desapegada em relação a algumas coisas e roupa é uma delas. Acredito ser muito importante repassar o que não utilizamos mais porque sempre alguém irá precisar”, diz.
 
Ana Camargo, outra colaboradora, apresentou alternativas para melhorar a comunicação digital da iniciativa e agora quer estar ao lado do grupo quando elas forem colocadas em práticas. “Ainda estamos em contato, querendo nos encontrar mais vezes e trocar mais. Poder colaborar, mesmo que um pouco, com um projeto tão bacana é uma honra”, compartilha.

Como fazer parte
Para os interessados em divulgar um projeto socioambiental, basta entrar na plataforma – www.movimentonatura.com.br –, clicar em “Divulgue sua Iniciativa” e preencher formulário com os detalhes sobre o projeto. Após o processo interno de curadoria, a pessoa será comunicada sobre sua aprovação ou não para angariar colaboradores por meio do Movimento Natura.

Aqueles que desejam participar como voluntários devem fazer o mesmo e clicar no campo “Participe de uma Inciativa”, incluindo informações pessoais, sua disponibilidade e as habilidades que gostaria de compartilhar.

}

Comentários ()

Blogs

Tags