Novos testes reforçam eficácia de ativo biotecnológico da Lubrizol para os cabelos

Novos testes reforçam eficácia de ativo biotecnológico da Lubrizol para os cabelos

A Lubrizol Life Science, apresentou testes realizados com o óleo de algas AlgaPur High Stability High Oleic (HSHO) algae oil - ingrediente biotecnológico resultado de uma colaboração global entre a Lubrizol e a holandesa Corbion -, que destacam os novos benefícios no uso do ingrediente em produtos de cuidados com o cabelo.

Segundo a Lubrizol, por conter mais de 90% do benéfico ácido oleico ômega-9, o ingrediente é extremamente benéfico para proteger e fortalecer a fibra do cabelo, dar brilho, hidratar, prevenir quebras e manter o couro cabeludo saudável para um cuidado capilar integral. Seu valor agregado testado em diferentes tipos de cabelo tem como resultado uma fibra e couro cabeludo muito mais saudáveis. Além disso, benefícios adicionais foram determinados durante testes complementares realizados em diferentes tipos de cabelo, nos quais o AlgaPur apresentou excelentes resultados comparáveis ao óleo de Argan. 

Entre os resultados obtidos pelos novos testes, destaque para a redução de 83% de quebra dos fios (se comparado ao cabelo não tratado); excelente reparação de pontas duplas; melhora no brilho comparável ao óleo de Argan; e excelente controle de frizz com redução de 62% no volume do cabelo após 8 horas de exposição à alta umidade. 

O ensaio in vitro de fibroblastos de colágeno e elastina apontou aumento de 58% em relação ao cabelo não tratado na síntese de colágeno tipo I in vitro, superior ao óleo de Argan; e aumento de 200% em relação ao cabelo não tratado na síntese de elastina in vitro. A reparação de fotodano é obtida por meio de um incremento de 28% da viabilidade celular após exposição a UVB e diminuição de 40% dos sinais de dano celular induzido por UV in vitro em relação ao cabelo não tratado.

A adição do ingrediente à formulação também  fornece revestimento uniforme na superfície do cabelo quando as fibras capilares foram tratadas com o AlgaPur HSHO algae oil. Segundo a empresa, o fenômeno é aparente principalmente na borda da cutícula. As bordas são mais suaves e claras nos cabelos tratados. Além disso, os novos estudos realizados pela Lubrizol apontam que a performance sensorial dos produtos o posicionam como uma alternativa de condicionamento similar a da emulsão com Silicone e ao ólo de Argan, com a vantagem de ser menos pesao e oleoso na comparação com esse último.

Sustentabilidade
O AlgaPur HSHO algae oil é um importante ingrediente do portfólio Lubrizol em termos de sustentabilidade, não apenas pensando no conteúdo natural do ingrediente, mas em toda cadeia de abastecimento sustentável e rastreável. Ao contrário do modelo mais tradicional, de prensagem, o AlgaPur HSHO algae oil é produzido em um processo de fabricação controlado no qual as microalgas convertem açúcares em óleos triglicerídeos através da fermentação. O processo utiliza o açúcar da cana-de-açúcar para alimentar as algas que produzem os óleos.

A produção ocorre no Brasil, longe do ecossistema da floresta amazônica, garantindo mínimo impacto ambiental. Os resíduos da cana-de-açúcar são usados para abastecer a instalação, garantindo que a empresa mantenha baixa pegada de carbono.

Segundo a Lubrizol, o ingrediente tem duas características principais. Primeiro, a estabilidade, mantida sem mudança de cor e sem odor por cerca de 37 horas em uma temperatura de 120 graus Celsius. Em temperatura ambiente, em torno de 25 graus Celsius, o produto pode permanecer estável por até cinco anos, período muito superior a obtida por outros óleos. O produto pode ser usado em altas concentrações, o que seguhndo a empresa facilita o trabalho dos formuladores quando tentam incorporar esse tipo de emoliente em uma formulação.  

O ingrediente também é solúvel em uma grande variedade de compostos, permite o uso de menos antioxidante e possibilita flexibilidade de operação. O AlgaPur HSHO algae oil, pode ser usado em produtos de cuidados pessoais, como shampoos, protetores solar e óleos de banho.

}

Comentários ()

Blogs

Tags