Perfil dos finalistas: EMPRESA DO ANO

Conheça um pouco mais do trabalho das empresas que concorrem ao troféu de Empresa do Ano, do Prêmio Atualidade Cosmética 2012:


O Boticário:
O Boticário completa 35 anos de vida, e, ao longo deste ano festivo, a empresa paranaense conseguiu dar continuidade à sua trajetória de forte crescimento obtido nos últimos três anos. De acordo com a Euromonitor, a empresa foi a que mais ganhou market share no mercado entre as grandes companhias do setor, saltando de 6% em 2007 para 8.2% em 2011. Entre os lançamentos, destaque para as coleções de Make B., marca com a qual O Boticário entrou definitivamente na disputa pelo mercado de maquiagem no Brasil, e as extensões da linha Nativa Spa. Em outra frente, a implementação de um catálogo de venda direta oficial da marca, permitiu aos franqueados e a própria marca O Boticário, atuar em novas frentes, criando a possibilidade de novos pontos de contanto com os consumidores.

Natura: maior empresa de cosméticos da América Latina, a Natura continuou a dar provas de vitalidade. A empresa conseguiu retomar rapidamente, a sua rota de crescimento nas vendas e nos lucros. A expansão dos níveis de Consultora Natura Orientadora, programa que oferece mais oportunidades de ganhos às consultoras, mostra que a Natura está atenta as necessidades de manter a atração do negócios para suas consultoras também no futuro. Ao longo do último ano, a Natura concluiu a migração de sistemas internos e retomou aos níveis de serviço históricos da empresa. Ações como a loja conceito da marca, na Rua Oscar Freire, em São Paulo, que permitiu uma imersão dos consumidores no universo da marca; e o programa Aqui tem Natura, uma nova e diferente forma de se comunicar com consultoras, e consumidoras, foram destaques na busca por novas formas de se conectar com o público.

Unilever: a empresa anglo-holandesa de bens de consumo conseguiu retomar a dinâmica de crescimento no segmento de cuidados com os cabelos, um dos mais importantes para a empresa, graças ao estrondoso lançamento de Trésseme. De quebra, a Unilever contribuiu mais uma vez para a evolução do mercado brasileiro, ao abrir uma nova subcategoria de produtos, que nós chamamos de profivarejo, no grande varejo. Em categorias já dominadas pela empresa, como desodorantes, a Unilever conseguiu manter a sua posição sem grandes dificuldades. Ao mesmo tempo em que a companhia se movimentou para defender posições em mercados mais competitivos atualmente, como o de anticaspas e o de sabonetes, apresentando linhas totalmente reformuladas, como Clear, e agregando novidades de valor como a linha de sabonetes Lux Fragrâncias.

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