Perfumaria Paralela abre nova turma do seu curso anual de Formação em Perfumaria

Perfumaria Paralela abre nova turma do seu curso anual de Formação em Perfumaria
A Perfumaria Paralela está com inscrições abertas para a 6ª edição do curso de Formação em Perfumaria. Com a chancela da escola francesa de perfumaria Cinquème Sens, o curso tem como objetivo  capacitar profissionais, agregando competências olfativas e visão de negócios. É a primeira vez que a escola abre uma turma deste curso no segundo semestre, refletindo o aumento pela busca de capacitação para atuar nesse mercado e para estabelecer relações mais consistentes e que possam de fato fazer a diferença nos diversos pontos de contato e no ecossistema desta indústria. "O segmento cresce, mas o Brasil é bastante desafiador e investir em capacitação tem se mostrado um diferencial competitivo", pondera a fundadora da Perfumaria Paralela, Alessandra Tucci. Ela lembra que as vagas para a turma que iniciou em janeiro de 2018 se esgotaram rapidamente, e alguns interessados acabaram ficando na lista de espera para 2019. "Por isso resolvemos antecipar e lançar uma turma nova ainda em agosto. Estamos bem estruturados no novo espaço em Pinheiros, e prontos para receber a nova turma", comemora Alessandra.
 
As aulas são voltadas a todos os profissionais da área de perfumaria e beleza, independentes ou da indústria, empreendedores do setor e também aos apaixonados e entusiastas que desejam vivenciar a perfumaria na prática. "O curso fortalece e contribui para o conhecimento sobre a perfumaria, desenvolvendo a sensibilidade e agregando competências olfativas e olhar atento aos negócios", conta Alessandra.
 
Por meio de aulas teóricas e práticas, o curso acontece de 25 de agosto de 2018 a 13 de julho de 2019. São 96 horas de estudo divididas em 16 encontros, sempre aos sábados e, em algumas ocasiões, também às sextas-feiras. Além disso, a cada edição, a escola promove novas experiências ao realizar duas visitas guiadas a grandes empresas de perfumaria e casas de fragrâncias.
 
Nos encontros, os alunos aprendem sobre a perfumaria de forma integral na sua dimensão técnica, sensorial, conceitual e mercadológica. Na prática, eles sentem e manipulam ingredientes. Também estudam as preferências do consumidor, tendências do mercado nacional e internacional, técnicas de extração, inovações na cadeia de abastecimento de matérias-primas, que envolvem programas de sustentabilidade com comunidades ao redor do mundo, entre outros aspectos.
 
Alessandra reforça a amplitude do curso. "Oferecemos conhecimentos que servem de base para diferentes carreiras em empresas do setor, nas áreas de Marketing, Comercial, Pesquisa e Desenvolvimento, Pesquisa de Mercado, Avaliador Olfativo, profissional responsável por identificar se um perfume é ideal para a preferência dos consumidores e se está alinhado com determinada marca."
 
O perfil dos alunos do curso é amplo. Melina Helen Figueiredo, que é química especialista em aromas e atua no setor de tabacos, afirma que o curso permitiu aprimorar suas habilidades e potencializar a paixão pela profissão. Já a Coordenadora de Avaliação Sensorial da Firmenich, Larissa Della Rosa, conta que a Perfumaria Paralela possibilitou, além de mais conhecimento olfativo, de mercado e estratégico, a descoberta de um mundo mágico que mexe com os sentidos e as emoções. Para Ana Maria de Figueiredo, que trabalha com branding de marcas de beleza, a experiência foi muito rica e possibilitou conhecer profissionais interessantes e ampliar o repertório técnico. "Vi a minha capacidade de abstração se multiplicar. Descobri que o olfato é primo-irmão da imaginação", declara Ana.
 
Para a 6ª edição do curso, a Perfumaria Paralela reuniu um grupo de profissionais talentosos, especialistas e referências em suas áreas de atuação como os perfumistas Eurico Mazzini, com  35 anos de carreira e criador de fragrâncias clássicas como Kaiak, Ekos Açai e sucessos recentes, como Malbec Gold, de O Boticário. Foi também três vezes vencedor do Troféu Aparício Basílio da Silva de Criação Perfumística, do Prêmio Atualidade Cosmética. A avaliadora olfativa Danielle Barbizan, que ao longo dos últimos cinco anos,  desenvolve atividades relacionadas à Inteligência Olfativa, Marketing para perfumaria fina e Treinamentos Olfativos na Natura, também está no grupo de professores. assim como os perfumistas Philippe Roques e Mônica Rosseto, o especialista em ingredientes naturais e sustentáveis, André Tabanez e a própria Alessandra Tucci, que acumula mais de 20 anos de atuação no mercado de perfumaria em posições de direção em algumas das maiores Casas de Fragrâncias do mundo como Firmenich e IFF.
}

Comentários ()

Blogs

Tags