A edição europeia da Cúpula de Cosméticos Sustentáveis apresentará
materiais e novas tecnologias de caráter verde. Pela primeira vez, a
cúpula abordará o tema das novas tecnologias e suas implicações em
formulações e no marketing cosmético. O evento ocorrerá em Paris, dos
dias 5 a 7 de novembro.
A primeira discussão do
evento será em torno de todas as complexidades envolvendo a
sustentabilidade da indústria da beleza como um todo. Kurt L. Nübling,
CEO e cofundador da Primavera Life, dando seus pareceres e experiências
por estar no comando de uma empresa pioneira em cosméticos naturais e
aromaterapia na Europa, além de estar envolvida em inúmeros projetos
éticos para o mercado.
Hannah Pitts, diretora
de relações da Natural Capital Coalition - organização que reúne
diversas empresas e indústrias -, explicando sobre justamente o conceito
de capital natural, como pode ser mensurado e suas implicações sobre
marcas especializadas em cosméticos e ingredientes. Posteriormente,
Chris Sayner, vice presidente da Croda, abordará questões de boas
práticas relacionadas ao ambiente.
Jacques
Euler, líder do programa de beleza sustentável da P&G, falará sobre o
compromisso assumido pela marca e procurará dar insights aos presentes
exemplificando as práticas da multinacional de redução de resíduos. A
sessão de atualização de medidas sustentáveis ainda contará com
palestrantes do Grupo Boticário, falando sobre sustentabilidade
socioambiental.
A segunda sessão de
apresentações terá como foco atualização dos presentes em torno de novos
materiais de performance menos danosa ou positiva com o meio ambiente.
Monique Simmonds, da Royal Botanical Gardens, apresentará novos ativos
de origem botânica utilizados no mercado de personal care. A Du Pont
também apresentará como produções alimentícias pode se tornar uma rica
fonte de ingredientes cosméticos.
Outros
tópicos abordados incluem ingredientes sustentáveis especificamente para
condicionamento capilar, alternativas para microesferas plásticas e
polímeros baseados em material biológico e biodegradável.
A
terceira sessão abordará a influência disruptiva de novas tecnologias
em produção, processamento, supply chain e marketing de produtos
cosméticos. Fred Zülli, diretor geral de bioquímica da Mibelle, falará
sobre células vegetais associadas a novos ativos. Outro palestrante
falará sobre como criar óleos vegetais a partir de açúcares.
A
sessão final discute os últimos avanços em marketing alinhado com
sustentabilidade. Oliver Gother, CEO da Fair Squared, explicará como a
tendência vegana está se inserindo no mercado de personal care,
apresentando novas marcas veganas e abordando desafios de formulação ao
retirar ativos não-veganos da composição. Já Marie Drago, da Gallinée,
apresentará produtos naturais de skin care como mantenedor saudável de
micro ecossistemas na pele. Outros tópicos abordados nessa sessão serão
as oportunidades que produtos baseados em cannabis podem oferecer,
estilos de vida do consumidor e como chegar aos millenials.