Workshop sobre o mercado de maquiagem no Brasil da Cusman reúne importantes referências do mercado

Com o objetivo de discutir o tão emblemático mercado de maquiagem no Brasil, a Cusman Editora realizou ontem (12/08) mais um workshop no Hotel Blue Tree Premium Paulista. O evento contou com a participação de cerca de noventa profissionais do mercado de beleza e abordou a temática sob diferentes e importantes aspectos.

No primeiro painel, a perspectiva de tendências em maquiagem foi abordada por Margareth Utimura, diretora da Kantar Worldpanel, que ofereceu um panorama do segmento a partir de dados coletados pela companhia; a apresentação de dados de consumo do brasileiro possibilitou a percepção da penetração da maquiagem nos lares do País. Em seguida, Patrícia Geraldini, pesquisadora da Natura, mostrou as principais linhas de maquiagem da gigante brasileira, bem como seu foco em inovação no setor. Blanca Liane, diretora da Lexus Group, apresentou o que é tendência em cores para todos os setores da indústria do mundo, incluindo aí o de Maquiagem.

Para falar sobre experiências no ponto de venda, no segundo painel, Vanessa Machado, gerente de categorias e inovação da Quem disse Berenice? trouxe todo o desenvolvimento da marca do grupo O Boticário e seu case de sucesso com foco em ousadia na hora da make-up. A gerente destacou a experiência diferenciada que Quem disse Berenice? oferece para suas consumidoras no PDV. Abordando a venda de maquiagem em farmácias, Edlaine Godoi, diretora de e-commerce da Netfarma falou sobre o aumento das vendas de maquiagem pela internet em concordância com a mudança do perfil do consumidor brasileiro – apontada na palestra da Margareth Utimura da Kantar Worldpanel - que quer poupar tempo e ter praticidade.

Representando a patrocinadora do evento, Colormix, Bharata Adhia, executivo da Eckart Effect Pigments, apresentou as tendências mundiais em cores e texturas para maquiagem. A Adhespack, também patrocinadora, foi representada por seu diretor executivo, Daniel Almeida, que trouxe as novidades da marca em amostras de make-up como estratégia inovadora para o ponto de venda.

Sônia Corazza, diretora técnica da Corazza Inteligência em P&D Cosmética, através de uma abordagem histórica, mostrou as demandas a serem atendidas no Brasil quando o assunto é maquiagem.

Por fim, o painel de maquiagem, moda e consumo, contou com nomes de peso como Margot Takeda, sócio-diretora da Agência A10, que trouxe seu parecer sobre tendências de design de embalagens de make-up; Duda Molinos, maquiador e sócio do Laboratório Duda Molinos, falando sobre o desenvolvimento do mercado de maquiagem no Brasil a partir, a princípio, da mídia tradicional e, agora, pelas redes sociais que disseminam conhecimento sobre o tema; Sônia Corazza; e Lenita Assef, jornalista especializada em moda e beleza, que abordou o segmento sob uma perspectiva histórica e midiática.  
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