Phytoterápica lança linha de óleos para massagem com foco nos diferentes doshas da medicina ayurvédica

Phytoterápica lança linha de óleos para massagem com foco nos diferentes doshas da medicina ayurvédica

 

Medicina integrativa promove bem-estar levando em conta características biológicas e emocionais.

 

O ayurveda é uma filosofia médica de origem indiana que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia como formas de cuidado do corpo, da alma e da mente.  A terapia ayurvédica acredita que o desequilíbrio energético do corpo e da mente pode ser causado por problemas emocionais, traumas físicos ou má alimentação, e esse desequilíbrio pode gerar acúmulo de toxinas que dão origem às doenças. Pensando nesse cuidado físico e emocional, a Phytoterápica - empresa de cosméticos naturais -, está lançando uma linha de óleos de massagem formulados com óleos essenciais direcionados aos três doshas: Vata, Pitta e Kapha.

As principais características de cada dosha são:

Vata - “aquele que move coisas” e sugere movimento, velocidade e ajuste. As pessoas associadas a ele são fisicamente descritas como secas, frias, leves, penetrantes, ásperas e, ainda, consideradas frágeis e com tendências a algumas patologias. A Phytoterápica desenvolveu um óleo de massagem formulado com óleos essenciais quentes, pesados e azedos, selecionados para fortalecer e trazer energia. É formulado com óleo vegetal de gergelim, óleos essenciais de laranja, grapefruit, bergamota, patchouli e canela, e vitamina E.;

Pitta é “o que digere”, sendo o dosha responsável por apetite, sede, digestão, calor corporal, visão, suavidade e inteligência. Fisicamente, são pessoas que tendem a ter o corpo saudável, bom metabolismo e que gostam de atividades físicas. São facilmente irritáveis, exigentes e com tendência à frustração. O óleo de massagem indicado para essa dosha que tem características quentes, úmidas e pungentes foi formulado com óleos essenciais que promovem calma, refrescância, são doces e proporcionam equilíbrio e um pensamento mais dinâmico e expansivo. É composto por óleo vegetal de gergelim, óleos essenciais de lavanda, ylang ylang, vetiver, cedro, gerânio e jasmim, e vitamina E;

Kapha é “aquele que mantém as coisas juntas”, responsável pela firmeza do corpo, estabilidade das juntas, peso, força, resistência e coragem. São pessoas autoconfiantes, fortes, resistentes, ambiciosas, educadas, pacientes, empreendedoras, passivas, com tendências a dormir muito e a apresentar fragilidade no sistema respiratório. O óleo de massagem lançado foi formulado com óleos essenciais selecionados para reduzir o acúmulo de fluido associado ao muco, a fim de reverter a lentidão mental e trazer leveza. Sua fórmula contem óleo vegetal de gergelim, óleos essenciais de alecrim, olíbano, limão-Tahiti, hortelã-pimenta e gengibre, e vitamina E.

“O ayurveda é uma terapia complementar milenar de origem indiana que preza pelo equilíbrio entre corpo e a mente. Pensando nisso, a Phytoterápica preparou uma linha de óleos de massagem que contribuem para o equilíbrio e o bem-estar de acordo com as necessidades de cada humor biológico, os doshas”, explica Carla Dantas, especialista da Phytoterápica.

A terapia ayurvédica é aprovada e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Por se tratar de uma terapia integrativa, a ayurveda não substitui o tratamento médico convencional.

 

 

}

Comentários ()

Blogs

Tags