Rosácea em Foco: abril, mês mundial da conscientização

Rosácea em Foco: abril, mês mundial da conscientização

O mês de abril marca uma importante campanha global de conscientização sobre a rosácea, uma condição de pele crônica que afeta cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo a National Rosacea Society (NRS).

A rosácea é uma condição dermatológica complexa que se apresenta principalmente no rosto, manifestando-se com vermelhidão persistente, inchaço e lesões semelhantes à acne. Embora a causa exata ainda não seja totalmente compreendida, fatores genéticos, inflamação e alterações na imunidade local da pele, bem como comprometimento da barreira cutânea, desempenham um papel significativo. Esses elementos combinados podem ter um impacto substancial na qualidade de vida do paciente.

No Brasil, ainda há uma falta significativa de informação sobre a rosácea, o que pode atrasar o diagnóstico e dificultar o tratamento. Foi por esse motivo que Vanessa Gomes, portadora dessa condição dermatológica, decidiu criar o "Rosácea Grupo" em 2018, nas redes sociais, após passar por uma crise profunda. O @rosaceagrupo é a primeira rede de apoio brasileira para pessoas que possuem a doença, oferecendo informações, dicas e suporte para lidar com a rosácea no dia a dia.

"Há mais de um ano do meu diagnóstico, não conhecia ninguém que também o tivesse. Com pouquíssimos artigos e depoimentos disponíveis sobre o assunto, me sentia perdida. Foi então que criei o Rosácea Grupo para trocar experiências e superar as dificuldades da doença juntos. Precisamos falar mais sobre esta condição, seus gatilhos e suas características para aumentar o conhecimento e a compreensão de suas causas e outros aspectos-chave que ajudem as pessoas a conviverem melhor com a condição de sua pele. É importante lembrar que a doença requer um diagnóstico médico", revela Vanessa.

Para marcar o mês de conscientização, o "Rosácea Grupo" em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-RESP) realizará uma live com o tema "Rosácea: como conviver com a doença de forma leve”, no dia 09/04, às 20h, no Instagram do Rosácea Grupo. O evento online contará com a participação especial das dermatologistas Daniela Pimentel, Lília Guadanhim e Giselle Sanches. Além disso, ao longo do mês, serão divulgados conteúdos nas redes sociais do grupo com o objetivo de reforçar o movimento de conscientização, acabar com os estigmas e incentivar os cuidados adequados que respeitem as peles sensíveis.

Junte-se a nós neste mês de abril para promover a conscientização, oferecer apoio e aumentar a compreensão sobre a rosácea.

Instagram: @rosaceagrupo

Facebook: /rosaceagrupo

TikTok: @rosaceagrupo

Canal no YouTube: /rosaceagrupo

 

 

}

Comentários ()

Blogs

Tags