Puig faz 3,6 bilhões em vendas em 2022 e antecipa em mais de um ano a sua meta

Puig faz 3,6 bilhões em vendas em 2022 e antecipa em mais de um ano a sua meta

Em 2021, quando apresentou o seu plano estratégico de três anos, a companhia catalã Puig- dona de marcas como Carolina Herrera, Paco Rabanne, Antonio Banderas e Charlotte Tilburry -, esperava atingir ao final de 2023, uma receita anual de 3 bilhões de euros. Pois já em 2022, a Puig faturou 3,620 bilhões de euros. O resultado é frtuo de um crescimento de 40% em comparação as vendas de 2021 (30% de crescimento orgânico, que considera a mesma estrutura e o câmbio de 2021). O EBITDA da empresa foi de 638 milhões de euros, com alta de 37%, enquanto o lucro líquido somou 400 milhões, 71% a mais do que em 2021. De acordo com a empresa, o resultado de 2022 deixam a empresa numa posição muito mais forte para atingir a meta estabelecida de alcançar os 4,5 bilhões de euros em vendas em 2025.

Em 2022, a Puig venceu um dispuitado leilão para comprar uma participação majoritária na marca de perfumaria de alto luxo sueca Byredo. A companhia também incorporou a marca indiana Kama Ayurveda, e a colombiana Loto del Sur.

Maior categoria da companhia, o segmento de Perfumes e Moda (a Puig também é dona das operações de moda de Carolina Herrera, Paco Rabanne e Jean Paul Gautier), avanoçu 40% em 2022, para 2,665 bilhões de euros. Segundo a empresa, puxada pelo sucesso do perfume Fame, de Paco Rabanne, e a consolidação da franquia Good Girl, de Carolina Herrera, o seu market share no mercado de perfumaria seletiva global alcançou os 10%, com as marcas Paco Rabbane e Carolina Herrera figurando no top 10 global da categoria. A Puig também destacou a boa performance da franquia Scandal, de Jean Paul Gautier. 

Se a perfumaria é o maior negócio da Puig, foi a categoria de maquiagem a que mais cresceu, 52% em comparação ao ano anterior, com vendas de 626 milhões de euros. A marca britânica Charlotte Tilbury assumiu a liderança do mercado britânico da categoria e Carolina Herrera obteve a melhor performance desde que foi lançada em 2020. A Puig também vem expandindo sua presença na cateoria, com a própria marca Byredo e com o lançamento de uma linha de batons com 30 cores da grife Dries Van Noten.

Em termos regionais, a região das Américas foi a de maior crescimento para o grupo, com 56% de incremento, puxado pelo avanço da operação norte-americana, que se consolidou como a maior da empresa. A valorização do dolar perante o euro também contribuiu para o resultado. Na América Latina, onde estão três dos dez maiores mercados da empresa: México, Brasil e Chile.

As vendas digitais cresceram 23% e já respondem por um quarto das vendas globais da Puig.

 

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